5 situações que não acontecem nas aulas de artes marciais

As artes marciais são um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive entre as mulheres, por motivos variados: para adquirir boa forma, aprender defesa pessoal, desestressar após um longo dia no trabalho, entre outros mais. Porém, se por um lado a aderência às lutas vem aumentando, por outro, ainda existem certos receios que impedem algumas pessoas de iniciarem a prática de uma luta de sua preferência.

O fato é que existem alguns receios que impedem algumas pessoas de vestirem as luvas ou os quimonos. Se você é uma dessas pessoas, dá só uma olhada em algumas situações que, possivelmente, irão te tranquilizar.

O QUE NÃO ACONTECE NAS AULAS DE ARTES MARCIAIS

LESÕES GRAVES: tem gente que morre de medo de entrar em um tatame e achar que vai sair com o olho roxo, a perna e o nariz quebrados na primeira semana de aula. Se a aula é conduzida por um profissional capacitado, em local e com roupas e equipamentos adequados, em momento nenhum o aluno sairá lesionado dessa forma. É claro que, como qualquer exercício físico, algum tipo de lesão poderá ocorrer, eventualmente, durante as atividades desenvolvidas no treino, mas não lesão decorrente de más práticas da arte marcial.

TER CONDICIONAMENTO FÍSICO INADEQUADO: este é um receio bem comum entre os sedentários, que não praticam qualquer exercício físico há muito tempo, ou que nunca praticaram. Muitos deles acreditam que não aguentarão o ritmo dos treinos e, por isso, acabam nem tentando. As aulas de algumas artes marciais realmente são bastante intensas, como as de muay thai, por exemplo. Porém, mesmo assim, é possível a um sedentário participar delas. Para isso, é preciso dizer ao instrutor quais são suas condições físicas, para que ele possa adequar o treino para o praticante.

NÃO TER FORÇA SUFICIENTE: alguns, equivocadamente, creem que é preciso ser muito forte para lutar. Na verdade, qualquer um pode realizar treinos de artes marciais, já que elas exigem muito mais técnica do que força para serem praticadas. Porém, quanto mais se pratica, ganha-se mais força, agilidade e resistência. O importante é começar, não importa qual seja o nível de experiência ou a força física do praticante.

GANHAR MUITOS MÚSCULOS: este é um problema exclusivo das mulheres, que têm receio de ganhar músculos excessivos ou ficarem com aparência masculina. Porém, esse tipo de treino não faz os músculos bombarem, pelo contrário. Os treinos de artes marciais são excelentes para secar gordura e definir o corpo sem aumentar a massa muscular. Além disso, para dominar todos os golpes, é preciso treiná-los muitas e muitas vezes, o que acarreta no aumento do gasto calórico e contribui para a definição dos músculos.

TER A IDADE MUITO AVANÇADA: pode até parecer loucura, mas ao contrário do que muitos pensam, praticar artes marciais como kung fu, caratê e aikido na terceira idade, com os devidos cuidados, é garantia de vitalidade e prevenção de doenças. O corpo não fica apenas em forma e mais resistente, mas também ganha flexibilidade, elasticidade e agilidade. As artes marciais atuam tanto na parte física, quanto na mental, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao praticante.

É importante lembrar que uma avaliação física é indispensável para saber sobre o atual estado de saúde de quem irá iniciar uma atividade física, seguir à risca todas as orientações do professor, aquecer-se adequadamente, realizar os alongamentos antes e após o treino, e praticar no dia a dia a filosofia de respeito e disciplina das artes marciais.

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