O que filmes e desenhos animados podem ensinar a seus filhos sobre artes marciais

Karatê Kid, As Meninas Super Poderosas, Power Rangers, Dragon Ball. Certamente você já deve ter ouvido falar desses e muitos outros filmes e desenhos de luta similares. Mas já se perguntou o quão influentes eles podem ser na vida de seu filho? Por mais que tudo seja pura ficção, os pequenos sonham em ser exatamente iguais a seus personagens prediletos: possuir as mesmas características e lutar como eles.

Talvez seja bastante frustrante dizer para uma criança que os superpoderes de seu herói favorito não passam de “conto de fadas”. Porém, os valores que esse personagem apresenta ao longo da trama mostram que existe algo real muito mais relevante para se aprender do que meros poderes especiais.

VALORES A SEREM APRENDIDOS EM DESENHOS E FILMES DE LUTA

Há quem pense que desenhos e filmes de luta sejam uma influência um tanto quanto negativa para as crianças. Entretanto, de forma contraditória, os super-heróis apresentam valores que podem e devem servir de inspiração para os pequenos. Quer saber quais são?

DISCIPLINA
“Karatê Kid” é um filme que muita gente conhece. Ao longo de toda sua narrativa, é mostrada a evolução de um jovem lutador, até a chegada de um grande campeonato de artes marciais. Porém, mais do que mostrar o talento do protagonista, sua força de vontade ou qualquer outra qualidade, o valor que se destaca na trama é a disciplina. Não se trata aqui de disciplina punitiva, como muita gente pensa, mas a disciplina aplicada por uma autoridade de respeito e, também, a autodisciplina.

Importância para a prática das artes marciais: A disciplina é elementar para que o aprendizado seja contínuo e que as habilidades progridam ao longo dos treinos. No dia a dia fora dos tatames, a disciplina pode, também, ser facilmente aplicada pela criança em si mesma. Especialmente nos estudos, por exemplo.

RESPEITO
Em todos os títulos citados no início do texto, os personagens principais possuem um respeito muito grande por uma autoridade que as guia, que as conduz em suas missões.

Em Power Rangers, Zordon é o mestre dos heróis; em As Meninas Super Poderosas, o professor Utonium é quem as instrui em suas ações; em Dragon Ball, o mestre Kame é um dos principais treinadores do personagem principal; entre tantos outros exemplos.

Mais do que isso, mostram respeito por seus adversários, não os subestimando nos momentos de combate.

Importância para a prática de artes marciais: Nos tatames, o respeito para com o treinador é essencial para que uma relação de troca e aprendizado ocorra de maneira saudável. Relações de respeito também devem ocorrer com os colegas de treino e com os adversários nas lutas, para uma evolução conjunta. A humildade é uma das principais palavras-chave de qualquer esporte.

AUTOCONFIANÇA
Independentemente do filme ou desenho de luta escolhido, é possível enxergar sempre a autoconfiança nos heróis das narrativas. Todos eles passam por crises, medos, falham, mas buscam sempre se superar. E, para isso, confiam muito em si mesmos, dão-se uma chance de provar que podem ultrapassar seus próprios limites. É por conta disso que os episódios acabam sempre muito bem para o lado dos protagonistas.

Importância para a prática de artes marciais: Adquire-se autoconfiança nos treinos, conforme ganha-se condicionamento físico e habilidades de luta. Porém, confiar em si mesmo depende muito da própria criança. Cabe aos pais incentivarem e darem apoio moral aos filhos, sempre deixando claro que as falhas acontecem e são muito naturais, mas que eles devem sempre dar o melhor de si dentro dos tatames.

OUTROS BENEFÍCIOS DAS ARTES MARCIAIS PARA CRIANÇAS

Ao estar em contato com exercícios físicos, especialmente aqueles praticados em grupo, além dos benefícios para sua saúde mental e física, a criança começará a ter um convívio social de grande importância para a formação de sua cultura e caráter.

Assim, uma vez que os pais, em concordância com o filho, optem por colocá-lo em uma academia de artes marciais, além das vantagens citadas, também haverá o desenvolvimento de sua defesa pessoal.

Saiba quais são outras vantagens das artes marciais para crianças:

  • Aprimoramento da coordenação motora
  • Melhora da paciência
  • Aumento da resistência do corpo
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Autocontrole emocional
  • Diminuição da agressividade
  • Proporciona o aprendizado da falha (aprender a falhar, a perder)
  • Mais foco
  • Melhora da respiração

Com alguns cuidados, como a hidratação constante durante os treinos, o uso de roupas adequadas e a escolha de um profissional muito bem capacitado para conduzir os treinos, as crianças a partir de 4 anos já podem se aventurar em algumas artes marciais, como o jiu jitsu.

Se seu filho ou sua filha mostrou-se interessado(a) nas lutas, venha conversar com a gente. Tire suas dúvidas e dê uma oportunidade a ele (ou ela) de realizar uma prática saudável, que irá agregar ótimos valores em sua vida, além dos benefícios físicos.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Venha nos visitar e conhecer nosso sistema de ensino.

Rua Washington Luís, 274 - Centro, Erechim - RS - Brasil

Também poderá entrar em contato enviando uma mensagem pelo whatsapp.

+55 (054) 9 9129 4626

Pode enviar um e-mail, responderemos o mais breve possível.

contato@asamco.com.br

ASAMCO MARTIAL ARTS – 2020

Copyright © 2021 ASAMCO Martial Arts. Todos os direitos reservados. Site criado por Geovani Delavechia.