Os melhores motivos para você praticar artes marciais depois dos 40 anos

Se você já passou dos 40 anos, provavelmente já deve ter se perguntado se não estaria muito velho para praticar atividades físicas, tais como as artes marciais. Talvez você possa sentir que passou do seu auge, especialmente se nunca praticou nenhum tipo de exercício físico antes.  Mas não se preocupe. Tenha em mente que a idade não é determinante para dizer se você pode ou não praticar qualquer atividade. Nunca se é velho ou novo demais para ter a vida transformada através das lutas. Pode até parecer que as artes marciais não sejam indicadas para pessoas mais velhas e, geralmente, custuma-se indicar exercícios de baixo impacto para pessoas acima dos 40, 50 anos, já pressupondo que seus corpos não irão aguentar atividades mais intensas.  Entretanto, não são poucas as pessoas com 40, 50 e até mesmo 60, 70 anos que surpreendem e provam que os maiores limites do praticante estão em suas mentes. E os que praticam são provas vivas do bem que as artes marciais proporcionam.

ALGUNS BENEFÍCIOS DAS ARTES MARCIAIS ACIMA DOS 40 ANOS Os efeitos das artes marciais na vida do praticante mais velho são extraordinários, tanto para a mente, quanto para o corpo. Grande parte das doenças, hoje, é psicossomática, e uma das doenças mais recorrentes neste século é a depressão. Segundo especialistas, a prática das artes marciais diminui o risco desse transtorno em 80%. Além disso: ·         A prática promove uma melhora significativa do condicionamento físico, tornando mais fácil a movimentação de todos os membros do corpo;·         Através da resistência muscular, promove maior estabilidade ao corpo do praticante, facilitando seu andar, além de prevenir a osteoporose;·         Previne e auxilia no combate a doenças cardiorrespiratórias e digestivas, tais como hipertensão, derrames, obesidade, diabetes, câncer e problemas no coração e pulmão;·         Promove a interação social através da aproximação com outros praticantes, aumenta a autoestima, confiança e autoaceitação, favorecendo um envelhecimento com maior perspectiva de vida.

Não existe idade biológica que determine se uma pessoa pode ou não praticar artes marciais, desde que ela tenha sido devidamente examinada por um médico e tenha feito os exames necessários para constatar que seu físico está devidamente capacitado para tais atividades.

Ainda não está motivado o suficiente para aderir ao esporte? Nós te damos mais motivos.

MAIS RAZÕES PARA PRATICAR ARTES MARCIAIS DEPOIS DOS 40 ANOS

  • Mantém jovem
    Retarda o processo de envelhecimento, porque todas as células do corpo se beneficiam da atividade física. Além disso, cada vez que você sua muito, ajuda a expelir óleo e sujeira da pele. Ao treinar, os nutrientes também reparam os danos causados pelo sol ou poluentes ambientais, já que mais sangue pode atingir a superfície de sua pele;
  • Desafia
    Aos 20 ou 30 anos, é possível que você tenha sido jovem demais para realmente aceitar desafios ou até evitá-los, de modo que isso tenha realmente te mudado para melhor. Mas aos 40, estando mais confiante e estável, é o melhor momento para desafiar a si mesmo. Praticar artes marciais irá te ajudar a desenvolver uma mentalidade que lhe permitirá superar os obstáculos da vida.
  • Ensina autodefesa
    A autodefesa é de grande importância. Treinar artes marciais irá lhe garantir as habilidades necessárias para proteger a si mesmo e a seus próximos, caso seja necessário. Além de proporcionar paz de espírito, as lutas também irão ensiná-lo a manter a calma quando a situação exigir.
  • Mantém no auge da saúde
    Caso você não tenha se exercitado muito, antes, ou quase nada, seus 40 anos são um momento excelente para começar a treinar e cuidar da saúde. Conforme o corpo envelhece, começa a perder músculos, e os ossos enfraquecem à medida que a densidade óssea diminui. O metabolismo mais lento, também, faz com que o ganho de peso ocorra. Mas não precisa se preocupar. O treinamento de artes marciais permite que você melhore sua aptidão e forma, perca peso e corra um risco bem menor de desenvolver alguma doença.
  • Ajuda a viver mais
    Além de garantir uma qualidade de vida melhor, as artes marciais ajudam a prolongar sua vida útil. Está mais do que provado que as pessoas que se exercitam com regularidade possuem uma expectativa de vida maior. Treinar artes marciais permite aumentar a saúde do coração, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos do órgão e mantém os vasos sanguíneos flexíveis e claros.
  • Permite um maior relacionamento com a família
    Para quem tem filhos e esposa (ou marido), é uma ótima ideia embarcar em uma jornada de artes marciais em família. Além de ser uma atividade divertida, pode ser uma ótima oportunidade para você experimentar algo novo. 

Quando você der início aos seus treinamentos, logo irá perceber os inúmeros benefícios que eles trazem. Não deixe a preguiça, a vergonha ou o sentimento de derrota te impedirem de tentar. Só existe um fator que irá te limitar nesse momento: sua própria mente.

Busque um local de treino com profissionais confiáveis e que deem atenção às suas dúvidas e incertezas. Começar a praticar artes marciais depois dos 40 anos é uma decisão louvável e recomendada a todos que simpatizam com o esporte.

Se você gostou deste post, compartilhe com os amigos e inspire-os a praticarem artes marciais, também!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha nos visitar e conhecer nosso sistema de ensino.

Rua Washington Luís, 274 - Centro, Erechim - RS - Brasil

Também poderá entrar em contato enviando uma mensagem pelo whatsapp.

+55 (054) 9 9129 4626

Pode enviar um e-mail, responderemos o mais breve possível.

contato@asamco.com.br

ASAMCO MARTIAL ARTS – 2020

Copyright © 2021 ASAMCO Martial Arts. Todos os direitos reservados. Site criado por Geovani Delavechia.