O que somos?

O sistema ASAMCO de Arte Marcial é composto de 5 (cinco) módulos-estilo, sendo eles: o Tang Soo Do, um estilo que usa basicamente técnicas de mãos e chites combinados nas estapas iniciais de seu aprendizado, estretanto, nas graduações avançadas inclui-se o manuseio de armas (nunchaku, bastão longo, bastão curto, espadas, etc.) e a partir da faixa preta o praticante desenvolve técnicas de agarramento, chaves, torções e outras que vão complementando o desenvolvimento do artista marcial; O Hapkido, que consiste em técnicas de agarramentos, torções e projeções desde as graduações iniciais, sendo mais voltado à defesa pessoal, havendo também o manuseio de armas; O Kickboxing que é baseado em lutas de contato desportivas; O Close Combat, com técnicas de combate militar e o Little Dragon, que é voltado a ensinar de uma maneira diferenciada as crianças, usando técnicas de Tang Soo Do e Hapkido de uma maneira lúdica e divertida.

História ASAMCO

Criada pelo Supremo Guru ASAMCO Roberto Nochang Carneiro a ASAMCO, então chamada de Associação Santamariense de Artes Marciais de Contato, surgiu em 1987, quando o Sr. Carneiro ministrava aula de Full Contact. Alguns anos depois o Sr. Carneiro foi chamado para ser intrutor da STF (Songahm TaeKwonDo Federation) onde chegou a ocupar o carga do vice-presidente para o Brasil. Muitos dos seus alunos de Full Contact passam a treinar pela STF tornando-se inclusive instrutores desta federação. Passando a ser chamada de Associação de Artes Marciais de Contato, tendo em vista a expansão para além de Santa Maria.

Para melhor atender as necessidades físicas, mentais e espirituais de seus alunos o Sr. Carneiro cria em 1995 o seu próprio estilo de Arte Marcial chamando-o de ASAMCO, onde grande parte dos instrutores e alunos da STF no Brasil (muitos ex-alunos de Full Contact do Sr. Carneiro) passam a compor este novo estilo. Inicialmente focado no módulo de Tang Soo Do, com o passar dos anos foi evoluindo e agregando outros estilos, visando satisfazer da melhor forma possível as necessidades de seus alunos no quesito de se sentir confortável ao praticar um estilo.

Com o crescimento do estilo ASAMCO, o grau de desenvolvimento passou a ser tão elevado que tornou Sistema ASAMCO de Artes Marciais. Atualmente possuindo um conjunto técnico e teórico elevadíssimo.

Sobre as Graduações

O Sistema ASAMCO compreende conteúdo para todas as idades, sem restrição alguma para pessoas com dificuldades ou limites físicos, ou quaisquer outros estereótipos. Para crianças menores de 7 anos o Sistema ASAMCO dispóem do programa Little Dragon, o qual se caracteriza por ter uma atenção diferenciada às crianças e manter um regima diferenciado de ensino para que os praticantes desta modalidade tenham um bom desenvolvimento e estejam cada vez mais interessados.

As graduações do Sistema ASMCO são distribuídas em dez faixas coloridas (antes da faixa preta) e mais dez faixas superiores, a contar da faixa preta primeiro dan. Considerando as faixas coloridas, as mesmas são separadas em três grupos de classificação (iniciantes, graduados e avançados), cada um compreendendo três graduações.

O treinamento do primeiro grupo é focado em deixar o aluno mais confiante para que possa desenvolver suas adaptações técnicas e corporais. O segundo grupo tem uma cobrança maior para a intelectualidade marcial, instigando o aluno a buscar mais conhecimento não somente do ASAMCO, mas também das demais artes marciais. O terceiro e último grupo tem como objetivo trabalhar no aluno o lado mais social e emocioinal, fazendo com uqe o mesmo tenha um desenvolvimento mais do que satisfatório ao precisar lidar com  outras pessoas ou fazer apresentações.

A faixa vermelha e preta é a última faixa colorida e não é abrangida por nehum destes grupos, esta graduação serve para que o aluno faça uma revisão de todas as outras pois nesta hora já é um aspirante a faixa preta, um passo considerado bastante importante na arte marcial.

Características do Estilo

O Sistema ASAMCO procura valorizar muito o aluno não só entregando prêmios para aqueles que ganham torneios, mas também para aqueles que demonstram serem bonjs alunos e instrutores. Durante as Olímpiadas Nacionais são entregues certificados de mérito comunitário, mérito administrativo e outros, sempre procurando valorizar os seus integrantes mesmo em atividades distintas das artes marciais, formando uma grande família, apelidada pelos seus próprios integrantes como “Família ASAMCO”. O Sistema ASAMCO preocupa-se com o desenvolvimento do aluno em seu aspecto moral, transmitindo ideias para o não uso de drogas, álcool, fumo e outros vícios prejudiciais à saúde.

O Sistema ASAMCO não é somente uma arte marcial, mas também um estilo de vida. Cuja filosofia é conhecida como “pensar ASAMCO”.

“Concito a todos que conheçam uns aos outros, saibam a história de seus professores e mestres e retiram delas os aprendizados necessários ao seu crescimento profissional. Criticar decisões errôneas do passado não é o método adequado, visto que muitos não estiveram nestes momentos históricos submetidos às pressões que muitas vezes induziram ao erro, porém buscar não repetir os erros é uma decição procedente, e razão de si, da existênica da História…” – SGA Roberto Nochang Carneiro